Confira declarações dos pilotos após teste de pós-temporada de Abu Dhabi da F1 2023

Com Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi na pista, Esteban Ocon fez o tempo mais rápido do teste de pós-temporada da F1 2023, em Abu Dhabi

Acabou a temporada 2023 da Fórmula 1, agora oficialmente. O último passo do que foi o campeonato deste ano aconteceu durante a madrugada e manhã desta terça-feira (28), na pista de Yas Marina, casa do GP de Abu Dhabi. Os testes coletivos de pneus e novatos fecharam a porta e mandaram 2023 para a memória. E o último líder foi Esteban Ocon, mais veloz do dia, com 1min24s893.

Pato O’Ward foi o melhor dos não-titulares, colocando a McLaren logo atrás de Ocon, em segundo. Frederik Vesti também fez bom trabalho de Mercedes e foi terceiro, na frente de Sergio Pérez, Carlos Sainz e Fernando Alonso, todos titulares.

Jack Doohan apareceu em sétimo, com Robert Shwartzman na sequência. Logan Sargeant e Charles Leclerc fecharam o top-10 do dia de testes em Abu Dhabi, com Felipe Drugovich completando 123 voltas, em 12º, e Pietro Fittipaldi, o maratonista do dia, em 19º, com 130 giros.

A Fórmula 1 agora pensa na temporada 2024, marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

Esteban Ocon foi o mais rápido do dia de testes (Foto: Alpine)

Confira o que os pilotos disseram após o teste de pós-temporada de Abu Dhabi

Esteban Ocon, primeiro: Ocon valoriza “teste completo”, mas diz que 1º lugar é “irrelevante” em Abu Dhabi

Pato O’Ward, segundo: O’Ward diz que seria “conto de fadas” vencer Indy 500 e ir à F1: “Sou bom o suficiente”

Frederik Vesti, terceiro: Vesti vibra com “realização de sonho” em teste de Abu Dhabi: “Sentir o que é um F1”

Sergio Pérez, quarto: Pérez exalta teste da Red Bull em Abu Dhabi: “Ótimo para terminar ano dominante”

Jack Doohan, sétimo: “Ótimo dia e é sempre legal testar em dois turnos, porque te dá mais liberdade para explorar o carro. Guiar no TL1 foi experiência incrível, mas nos dias de testes sempre há muito mais coisa a fazer. O programa é maior e mais detalhado. Passamos por uma lista cheia de coisa, avaliamos vários compostos de pneus, níveis de combustível e itens de ajuste do carro. Chegamos a 108 voltas. Diria que fisicamente foi um desafio difícil, mas sinto-me bem de ter todas essas informações. O carro estava bom, e estou agradecido por executar bem o programa. Estive confortável, feliz com o trabalho e agora é hora de folga do volante antes de me voltar ao trabalho visando o ano que vem.”

Charles Leclerc fechou os trabalhos com a Ferrari (Foto: Ferrari)

Robert Shwartzman, oitavo: “Dia bastante movimentado com muito tempo de pista, durante o qual testamos muitas coisas e completamos 123 voltas. Tanto a equipe quanto eu estamos felizes com a maneira como transcorreu. Gostei muito de guiar um carro de F1 mais uma vez por um dia completo. Fizemos simulações de corrida que permitiram avaliar o ritmo com o desgaste de pneus e juntamos informações valiosas. No fim do dia, ainda demos voltas de classificação. Infelizmente, uma delas foi interrompida pela bandeira vermelha e a outra por tráfego. O plano é voltar a Maranello para trabalhar no simulador e ajudar os engenheiros antes de sair de férias após o que foi uma longa temporada, para voltar inteiro no ano que vem. E estou ansioso para voltar.”

Felipe Drugovich, 12º: Drugovich vê “ótimo dia” de testes em Abu Dhabi, mas “poderia ser melhor” sem tráfego

Jake Dennis, 14º: “Que carro incrível! Dia muito especial para mim. No TL1, você meio que pula no carro e tenta sobreviver, mas hoje deu para forçar os limites um pouco mais e entender o carro. E acho que fiz exatamente isso. Entre Checo e eu, juntamos muitas informações para a equipe. Claro que meu papel é diferente ao dele, mas da minha perspectiva, levamos muita coisa para o simulador para tentar melhorar o RB20 e o desenvolvimento geral. Desfrutei de cada volta, belo dia.”

Ayumu Iwasa, 15º: “Agradeço a todos da Red Bull, AlphaTauri e Honda por tornarem isso possível. Foi incrível e fantástico. O programa da manhã foi feito para que eu estabelecesse um ritmo com o carro e melhorasse progressivamente, em vez de ir ao limite de imediato. Pela tarde, pude forçar mais. Começamos a colocar pneus novos, também. Infelizmente, tivemos um problema com o carro antes da última volta rápida e tivemos de terminar com o dia antes da hora. Não sabemos ainda o que aconteceu, mas vamos investigar. Gostei muito do dia, somei enorme experiência e aprendi muito sobre o carro, a pista e a equipe. Sei que o que aprendi hoje vai me ensinar muito no futuro.”

Oliver Bearman, 16º: “Acabei de terminar meu teste de jovens pilotos em Abu Dhabi. Foi um longo dia, cobrimos a distância de duas corridas inteiras, então, foi bem intenso — acho que vou sentir isso amanhã. Mas foi uma quilometragem importante para a equipe, tínhamos muitas tarefas a fazer e tudo correu muito bem. Fico feliz de ter conseguido completar tudo e também pela boa quilometragem em um carro de Fórmula 1. Estou muito contente e ansioso por uma boa pausa. Também foi uma boa preparação para os testes da F2 que acontecerão de quarta-feira a sexta, então, isso foi bom. É duro voltar ao carro da F2, mas isso também me deu uma boa experiência com os pneus em ritmo de classificação e corrida. Ansioso para voltar ao meu carro de verdade.”

Pietro Fittipaldi elogiou o carro da Fórmula 1 após 130 voltas (Foto: Haas)

Zak O’Sullivan, 17º: “Dia legal. Claro que para mim ter a referência do TL1 foi bom, então pude partir de algumas coisas que já conhecia. Pude dar minha primeira volta rápida quase que imediatamente e consegui igualar meu ritmo da sexta-feira. Foi legal ter quilometragem representativa em condições relevantes, do meio do dia, o que foi legal. Fizemos boas sequências de simulações de classificação e corrida. Fiquei mais livre para experimentar e levar ao limite em comparação ao TL1. Agradeço à Williams pela oportunidade de guiar o FW45 no fim de semana e hoje, e somar experiência valiosa.”

Oscar Piastri, 18º: “O teste pós-temporada está completo. Foi um último dia de pista legal. Aprendemos bastante sobre o carro, mas também sobre minha própria pilotagem, o que sempre é bom. Espero que possamos levar o bom momento da segunda metade da temporada para 2024 e começar forte. Estou ansioso para as férias. Ainda vou uma última vez na fábrica e, depois, férias. Agradeço ao time da McLaren pelo apoio ao longo do ano, foi memorável e mal posso esperar para acelerar em 2024.”

Pietro Fittipaldi, 19º: Fittipaldi elogia carro da F1 após teste de Haas em Abu Dhabi: “Tudo que um piloto quer”

Franco Colapinto, 22º: “Foi incrível ter meu primeiro gostinho de um carro da F1 e, ainda por cima, com a Williams. É duro descrever as emoções, sensações e sentimentos pelos quais passei hoje. Desde criança, sonho com este momento e em entrar num carro de F1. Poder guiar o FW45 foi uma experiência incrível. Tem sido ótimo ser parte da Academia da Williams. Tentei tirar o máximo de cada volta e aprender o quanto dava. Ficou muito grato a todos na Williams pelo apoio.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.